quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mostra Cultural Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Aconteceu de 20 a 22 de setembro, mais uma Mostra Cultural, na Escola Estado do Paraná, com o teme Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
A abertura contou com a participação das oficinas de Banda de Fanfarra e Capoeira.
Alem da interação dos demais alunos da Escola.
Parabéns aos alunos e aos monitores responsáveis pelas oficinas: Wesley e Mestre Catita.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Banda "Dicunforça"

Para você que acompanha nosso blog, um momento muito especial: o ensaio da Banda de Fanfarra do Programa Mais Educação, da Escola Estado do Paraná, regida pelo professor Weslley, para abertura da Mostra Cultural de 2012.



A Banda é um sucesso e é sempre aplaudida pelos demais alunos da Escola.


Vale ressaltar a importância da musicalização infanto-juvenil. Como a música traz aos alunos a diligência, a disciplina e atenção.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Noite Feliz


   Luzes apagadas…

   Ouvidos atônitos…
   Respiração ofegante…
   Vai-e-vem, corre-corre…
   Assim, começou a "Noite Feliz" do Estado do Paraná, no dia 22 de dezembro de 2012.
   Muitos ensaios, e preparativos finais, mas os planos já se arrastavam por meses, muita coisa foi substituída. Projetos e projetos, sonhos e sonhos, mas no final, o que prevaleceu foi única e exclusivamente a vontade de Deus.
   ‘‘Detrás das telas de tecido que enfeitaram o pátio da Escola, por um instante chorávamos tensos e preocupados, nos concentramos por um instante, no escuro, não dava mais tempo para parar, era a hora.’’ -diz Renam, monitor de Letramento.
   O Texto de abertura começou a ser lido, e pouco a pouco, os alunos entraram em cena. Com lanternas nas mãos, os alunos apontaram para o presépio, onde um casal representava José e Maria: Israel e Maria Eduarda. 


   Um instrumental de Harpa introduz a canção ‘‘Noite Feliz’’, com vozes que faziam o público ninar, calmamente eles cantaram os versos que falavam do nascimento do Salvador. A primeira parte havia se encerrado, as lanternas foram apagadas, o público aplaude. 
   Todos com expectativa, o escuro continuava. Outro instrumental da Canção Tradicional ‘‘Noite Feliz’’ começa a embalar a noite. ‘‘Apesar de alguns erros técnicos que atrapalharam a coreografia, o resultado foi ótimo, porque eles acabaram tendo de não mais depender de alguém, mas deles mesmos’’ – Renam comenta. 

   Diligentes eles bailam com as lanternas realizando passos que lembram A Dança das Estrelas. As vozes soam, o suor escorre, flashes e flashes. Durante um solo da própria canção, eles fazem o passo ‘‘Liberdade’’, agora eles dançam livremente, sem coreografia, passando uns pelos outros, sorrindo e agitando suas lanternas. 

   É hora de voltar, cantando pela última vez a canção ‘‘Noite Feliz’’, em suas posições iniciais, de joelhos, apontando suas lanternas para o chão, balançando-as, fazendo um efeito muito bonito, a música termina, e suas luzes também se apagam. Tudo o que se ouve são aplausos frenéticos, e as luzes do patio se acendem.
   Por causa de toda tensão e estresse que envolve e pré-produção e o dia do evento, Renam fala com emoção, elogiando seus alunos, destacando-os como seus filhos e é abraçado por eles.

   As surpresas não param, alunos de várias séries organizaram uma dança da famosíssima ‘‘Jingle Bell Rock’’ e arrepiaram.

   É hora da volta dos alunos do Mais Educação, os pequenos surpreendem, e cantam ‘‘Boas Festas’’, animados e coreografados todos cantam sobre como é possível transformar o Natal de alguma pessoa, qualquer pessoa.

   A bateria, a Banda de Fanfarra da Escola, regida pelo professor Wheslley embala a última apresentação da "Noite Feliz", a consagrada ‘‘Jesus Cristo’’. Ritmados, com pastas de coral tradicional e em postura, todos cantam. 


   Esta noite foi do inovador e pioneiro ao tradicional e simples. De tudo um pouco, e todos deitam suas pastas no chão e com palmas aos céus entoam o refrão: ‘‘Jesus Cristo, eu estou aqui!’’
Como uma intercessão todos clamam com maestria. Os aplausos e assobios são os próprios elogios. 
   Pais e alunos satisfeitos.
O cansaço inerente foi compensado. ‘‘Eu nunca vi de verdade isto acontecendo no Estado do Paraná, e não é um mérito meu" -comenta Renam. "Existe uma equipe envolvida, poucas pessoas fazem coisas grandiosas, o que acaba sendo impressionante e pioneiro’’ – diz Mara ao lembrar-se de companheiros importantíssimos na realização de eventos como este. ‘‘Tanto nós que estivemos envolvidos a fundo nisso tudo, como eu e a professora Mara, que é a grande responsável pelos maiores eventos realizados no Estado do Paraná, a professora Zélia, que orienta os alunos, que coordena o Programa Mais Educação, do qual procedeu maior parte dos participantes, também a professora Elayni, que sem dúvida é a nossa maior motivadora em termos de acreditar em cada plano, sem dizer um ‘‘não’’ ou um ‘‘não sei’’, como outros professores, a professora Alda, que ornamentou o pátio inteiro, o professor Weslley, que dirigiu a Fanfarra, a professora Silvia que arranjou algumas das vestes dos meninos, e tantos colaboradores, que cederam aulas, momentos de ensaios, espaços, e tiveram paciência de aguentar nosso humor, somos importantes.’’ -finaliza Renam.

   Mas sem dúvida, a maior estrela, Jesus, cedeu um pouco do Seu brilho para estas crianças, que antes podiam se achar incapazes, mas viram em si mesmas a capacidade de realização, elas foram a extensão do que representa Jesus: esperança, brilho, simplicidade, sorriso, abraço, amor.
   E assim, encerramos esta entrevista agradecendo a todos os colaboradores, em especial aos professores:

Renam Pablo,
Mara Aquino,
Zélia Farias,
Wheslley Heubler,
Dilma de Carvalho,
Elayni Costa,
Antonio Marinheiro, 
Alda Mesquita Pacifico,
Diego
E Silvia.

E para você que quer uma boa dica de musicas natalinas, ai vai: The Mormon Tabernacle Choir.


Jornal Paranã,
Jornalismo com C R E D I B I L I D A D E!