quinta-feira, 4 de abril de 2013

PME 2013

Plano de Atendimento do Programa Mais Educação (PME) - 2013
TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2013

         Informamos que as escolas públicas parceiras em 2012 já podem cadastrar no SIMEC o Plano de Atendimento do Programa Mais Educação (PME) relativo à adesão 2013.
      Para as escolas urbanas participantes da adesão ao Programa em 2012, haverá algumas novidades para este ano, dispostas a seguir:

a) O redesenho do PME (Escolas Urbanas) em 2013 responde ao desafio de superar a dicotomia entre turno e contra-turno de modo que as atividades escolhidas sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores e professoras. Desta forma, a reorganização do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico foi elaborada na perspectiva de equilibrar a agenda curricular de modo que a escola vislumbre a organização do tempo integral, articulando as atividades do PME com os componentes curriculares.

b) A partir de 2013, o PME possibilita uma ação específica para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens e convivência e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental.

c) Escolas que compõem o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa devem contemplar estudantes dos anos iniciais nas atividades do PME envolvendo a atividade de Acompanhamento Pedagógico, especificamente com ações de alfabetização e letramento.

d) Para garantir a efetividade do Programa Mais Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político-pedagógico da escola, em 2013, o Programa passará a ofertar às escolas urbanas sete Macrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial; 4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dos macrocampos que deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos.

e) O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento e envolverá todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada “Orientação de Estudos e Leitura” e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. Assim, essa atividade deverá ser realizada com duração de uma hora à uma hora e meia, diariamente, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.

f) As atividades dos macrocampos “Educação em Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital para o desenvolvimento destas temáticas. A proposta é estimular nos estudantes a reflexão e o diálogo sobre seus direitos e responsabilidades enquanto protagonistas de uma sociedade livre, pluralista e inclusiva, a partir do contexto escolar e social no qual estão inseridos.

g) O PME traz as atividades olímpicas de: badminton, luta olímpica e vôlei de praia, além disso o PST transformou-se na atividade “Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas”(basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), que objetiva qualificar a ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diver sas modalidades, tendo o atletismo como base, e valoriza o prazer e o lúdico, fundamentada nos pressupostos do Esporte Educacional e articulada com o projeto pedagógico da Escola. Essa atividade deverá ser realizada 2 vezes por semana e cada encontro com duração mínima de uma hora, sendo mediada por um monitor, que seja preferencialmente um estudante de graduação da área da Educação Física ou Esporte, vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou a outro estágio supervisionado.

Para desenvolver as atividades, a escola receberá um kit de material esportivo diversificado, um kit de material específico para o atletismo e um kit de material didático-pedagógico, além de capacitação para os monitores e acompanhamento das ações.

Para obter mais informações sobre o Esporte na Escola, recomendamos acessar o site a seguir:

Aproveitamos para destacar algumas questões relativas ao preenchimento do Plano de Atendimento disponível no SIMEC para as escolas urbanas que participaram da adesão ao Programa Mais Educação em 2012:

a) Atividades 2013: Neste novo desenho, a escola deverá optar pela atividade “Orientação de Estudos e Leitura” (obrigatória) e mais 3 atividades correspondentes aos demais Macrocampos. Caso a escola queira realizar uma 5ª atividade, esta será obrigatoriamente a atividade: Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas.

b) Relação Escola-Comunidade: Incentiva e apoia a abertura das esco las nos finais de semana proporcionando o desenvolvimento de diversas oficinas com intuito de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. Por isso, a aba “Relação Escola-Comunidade\" será disponibilizada caso a escola opte pela abertura aos finais de semana, momento em que deverão ser informadas as oficinas temáticas de interesse da sua comunidade. Para o desenvolvimento desta ação, serão destinados recursos de custeio e capital proporcionais aos estudantes declarados no Educacenso, destinados ao ressarcimento de oficineiros voluntários e aquisição de materiais para o desenvolvimento das oficinas.

c) Jovens de 15 a 17 anos: Esta ação visa construir propostas de atividades com os jovens, que propiciem trabalhos integrados entre diferentes áreas de conhecimento tendo o objetivo principal de orientar a criação de espaço para pensar seu projeto de vida desenvolvendo: AUTORIA e AUTONOMIA do grupo de estudantes. Além disso, espera-se que tais atividades permitam aos jovens lançar um olhar sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter investigativo, bem como de organização de ações que lhe permitam prosseguir em seus estudos e realizar aproximações com o mundo do trabalho. Para o desenvolvimento da proposta, serão disponibilizados: materiais pedagógicos de apoio; recursos de custeio e capital; ressarcimento de monitor tutor responsável por acompanhar este grupo de estudantes. Assim, a aba “Jovens de 15 a 17 anos\" será disponibilizada caso a escola opte pelo desenvolvimento desta atividade específica, devendo informar o número de estudantes participantes da ação.

d) Espaços PME: esta aba é de preenchimento obrigatório e destinada à inserção de fotos e arquivos que mostrem os diferentes espaços (dentro e fora d a escola) onde ocorrem as atividades do Programa Mais Educação. No caso de escolas que já fizeram modificações em suas estruturas por meio de recursos do PME, é importante postar imagens que mostrem o antes e o depois.

e) Questionário Monitoramento Físico-Financeiro: esta aba é de preenchimento obrigatório. No item 1 - Recursos PDDE/Educação Integral da escola deverá especificar os recursos referentes às rubricas de custeio e capital a partir do saldo informado pelo FNDE.

f) Tramitação do Plano de Atendimento: Ao iniciar o preenchimento do Plano de Atendimento, a escola sairá do status “Não iniciado” para o status “Em cadastramento” e permanecerá assim até o preenchimento de todas as abas do seu Plano de Atendimento. Após o término do preenchimento do plano, é necessário que o técnico da escola abra a aba “Verificar Pendências” para enviar o plano para a secretaria municipal/estadual. Para isso, basta clicar no botão, na lateral direita da tela, enviar para avaliação na secretaria municipal/estadual.

Observação: Antes de iniciar o preenchimento do Plano de Atendimento, a escola verá uma janela com todas as informações acima. Só depois de clicar em “Li e estou ciente do PME 2013” é que poderão fazer o preenchimento.

Fonte: MEC

Programa Mais Educação(PME)2013

Novos Macrocampos para o Programa Mais Educação

MACROCAMPOS DE ESCOLAS URBANAS:
1. Acompanhamento Pedagógico (OBRIGATÓRIO) - Orientação de Estudos e Leitura
2. Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica;
3. Cultura, Artes e Educação Patrimonial;
4. Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e
 Economia Solidária e Criativa / Educação Econômica;
 5. Esporte e Lazer;

ATIVIDADES POR MACROCAMPOS DE ESCOLAS URBANAS:
  1. Acompanhamento Pedagógico (OBRIGATÓRIO)
• Alfabetização/letramento
• Ciências (Laboratórios, Feiras e Projetos Científicos)
• História e Geografia
• Línguas Estrangeiras
• Língua Portuguesa: ênfase em Leitura e
  Produção de Texto
• Matemática
     
                 2. Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica
• Ambiente de Redes Sociais
• Fotografia
• Histórias em Quadrinhos
• Jornal Escolar
• Rádio Escolar
• Vídeo
• Robótica Educacional

           3. Cultura, Artes e Educação Patrimonial
• Artesanato Popular
• Banda
• Canto Coral
• Capoeira
• Cineclube
• Danças
• Desenho
• Educação Patrimonial
• Escultura
• Grafite
• Hip-Hop
• Iniciação Musical de Instrumentos de Cordas
• Iniciação Musical por meio da Flauta Doce
• Leitura e Produção Textual
• Mosaico
• Percussão
• Pintura
• Práticas Circenses
• Teatro

        4.   Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária e Criativa/    Educação Econômica
•             Horta Escolar e/ou Comunitária
•             Jardinagem Escolar
•             Economia Solidária e Criativa / Educação Econômica

       5. Esporte e Lazer
• Atletismo
• Badminton
• Basquete de Rua
• Basquete
• Corrida de Orientação
• Futebol
• Futsal
• Ginástica Rítmica
• Handebol
• Judô
• Karatê
• Luta Olímpica
• Natação
• Recreação e Lazer/Brinquedoteca
• Taekwondo
• Tênis de Campo
• Tênis de Mesa
• Voleibol
• Vôlei de Praia
• Xadrez Tradicional
• Xadrez Virtual
• Yoga/Meditação

MACROCAMPOS DE ESCOLAS DO CAMPO:

  1. Acompanhamento Pedagógico  (OBRIGATÓRIO)
  2. Agroecologia
  3. Esporte e lazer
  4. Educação em Direitos Humanos
  5. Iniciação Científica
  6. Cultura, Artes e Educação Patrimonial
  7. Memória e História das Comunidades Tradicionais


1. Acompanhamento Pedagógico (OBRIGATÓRIO)
CAMPOS DO CONHECIMENTO:
• Ciências Humanas
• Ciências e Saúde
• Etnolinguagem
• Leitura e Produção Textual
• Matemática

2. Agroecologia
• Canteiros Sustentáveis
• COM-VIDA
• Conservação do Solo e Composteira (ou Minhocário)
• Cuidado com Animais
• Uso Eficiente de Água e Energia

3. Esporte e lazer
• Atletismo
• Basquete
• Futebol
• Futsal
• Handebol
• Tênis de Mesa
• Voleibol
• Xadrez Tradicional
• Ciclismo
• Corrida de Orientação
• Etnojogos
• Judô
• Recreação e Lazer/Brinquedoteca

4. Educação em Direitos Humanos
• Arte audiovisual e corporal
• Arte corporal e som
• Arte corporal e jogos
• Arte gráfica e literatura
• Arte gráfica e mídias

5. Iniciação Científica
• Iniciação Científica

6. Cultura, Artes e Educação Patrimonial
• Brinquedos e Artesanato Regional
• Canto Coral
• Capoeira
• Cineclube
• Contos
• Danças
• Desenho
• Escultura
• Etnojogos
• Literatura de Cordel
• Mosaico
• Música
• Percussão
• Pintura
• Práticas Circenses
• Teatro

7. Memória e História das Comunidades Tradicionais
• Brinquedos e Artesanato Regional
• Canto Coral
• Capoeira
• Cineclube
• Contos
• Danças
• Desenho
• Educação Patrimonial
• Escultura
• Etnojogos
• Literatura de Cordel
• Mosaico
• Música
• Percussão
• Pintura
• Teatro
fonte: MEC